As empresas estão cada vez mais interessadas em usar chatbots para WhatsApp. O maior mensageiro do mundo oferece infinitas possibilidades às organizações. Saiba mais sobre essa ferramenta indispensável para sua estratégia!
Por que usar um chatbot para WhatsApp?
- Presença digital A primeira vantagem do uso do WhatsApp Business API é o fortalecimento da marca no ambiente digital. Estudos mostram que 99% das pessoas que têm smartphones possuem o WhatsApp, tornando o aplicativo uma das principais ferramentas de comunicação no Brasil. Ter um contato oficial no WhatsApp é mais do que criar um chatbot para automatização de respostas. É estar onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo, posicionando sua marca como pioneira e inovadora em um mercado cada vez mais competitivo.
- Funcionalidades Com uma interface limpa, intuitiva e sem grandes distrações, o WhatsApp fornece uma experiência gratificante ao usuário que deseja conversar com seus amigos. Nesse sentido, soluções comerciais, como o WhatsApp Business API, também podem ser oferecidas com a mesma dinâmica.
- Redução de custos Além de tudo isso, esse tipo de sistema tende a gerar mais economia para o negócio, já que pode reduzir gastos em diversos pontos, como custo por atendimento (em comparação com o telefone), infraestrutura, otimização das cobranças, retrabalho e investimentos em aplicativos.
Como funciona o WhatsApp Business API?
Para todas as empresas interessadas no serviço, a aprovação do WhatsApp é necessária. Essa restrição tem o objetivo de garantir que tanto marcas quanto clientes tenham o maior benefício nessa experiência. O processo completo envolve diferentes etapas e, se a sua empresa tem interesse em contratar, é só conferir e enviar.
Quanto às possibilidades de uso, o WhatsApp já autorizou o atendimento gratuito e o envio pago de notificações informativas aos usuários – mediante, é claro, o seu opt-in. Sua marca poderá fazer tudo isso com um atendimento híbrido, usando a automação por chatbot e atendentes humanos, além da possibilidade de automação de processos desde o início.
Provedores de Solução Oficial Para obter um contato oficial no WhatsApp Business API, a empresa deve contratar um provedor de solução do serviço.
Conclusão
O chatbot para WhatsApp traz alterações positivas nas interações entre empresas e consumidores. O ideal é se preparar para elas e descobrir as melhores formas de utilizá-las. Com a contratação de um provedor de solução, é possível tirar proveito de tudo o que o WhatsApp Business API tem a oferecer. Se você está procurando maneiras de fortalecer sua presença digital, reduzir custos e aproveitar as funcionalidades do WhatsApp Business API, um chatbot para WhatsApp é uma excelente opção.